I Simpósio Internacional de Esculturas ARXO
O I Simpósio Internacional de Esculturas, realizado pelo Instituto ARXO em março de 2014, foi um marco no cenário artístico e cultural da região, reunindo 10 escultores de destaque da América Latina para a criação de obras monumentais em aço.
Durante o período de 17 a 27 de março, os artistas trabalharam no interior da fábrica da ARXO, produzindo 10 esculturas de grande porte, com até 2,5 metros de altura e 5 metros de largura, utilizando 5 toneladas de matéria-prima — incluindo aço carbono, aço alumínio, tubos e resíduos do próprio processo produtivo da empresa. As obras foram realizadas com todo o suporte da infraestrutura da ARXO, incluindo mão de obra especializada em solda.
Os escultores participantes foram:
-
Argentina: Nestor Vildoza, Carina Fabaro, Rodolfo Soria, Eduardo Raul Waxemberg, Luiz Daniel Bernardi e Eduardo Ledantes
-
Uruguai: Diego Santurio
-
Brasil: Pita Camargo e Kiko Cervi
-
Chile/Brasil: Hugo Pagani
O grupo foi selecionado com base no histórico e nos projetos apresentados, garantindo a diversidade e qualidade artística das obras.
Após a produção, as esculturas foram distribuídas no pátio da matriz da empresa em Balneário Piçarras (SC), onde podem ser visitadas mediante agendamento antecipado. Parte das obras também deve compor uma exposição especial na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em homenagem aos 50 anos da instituição de ensino.
Visita escolas durante o Simpósio
O evento foi criado e financiado pela empresa ARXO, coordenado pelo escultor Jorge Schröder e com curadoria da arte-educadora Ane Fernandes. Sob essa organização, os 10 artistas convidados — vindos da Argentina, Brasil, Uruguai e Chile — puderam desenvolver suas obras em um ambiente fabril inovador, contando com apoio técnico e infraestrutura da empresa. A coordenação garantiu que a experiência fosse completa, combinando produção artística, oficinas, workshops e visitas monitoradas, aproximando colaboradores, estudantes e público geral da arte contemporânea, ao mesmo tempo em que fomentava o diálogo entre empresa, cultura e educação.
Nós do Instituto Jorge Schroder (IJS), ficamos extremamente felizes por contribuir para esse marco cultural, que colocou as esculturas em destaque e aproximou diferentes setores em torno da arte.
A experiência reforça nosso compromisso em valorizar a escultura e incentivar o desenvolvimento cultural em todas as frentes possíveis.
💛 Gratidão a todos os envolvidos e que iniciativas como essa continuem inspirando novas gerações de artistas e cidadãos.
Comentários
Postar um comentário